domingo, 27 de maio de 2012

SOBRE AS CORREÇÕES DA REDAÇÃO NO ENEM - REDAÇÂO ENEM - 2013 -


SOBRE AS CORREÇÕES DA REDAÇÃO NO ENEM

A correção das redações do ENEM 213 terá mudanças. De acordo com o MEC e INEP  esta decisão foi tomada para aplicar um rigor e objetividade na forma de avaliar as produções, para assim, evitar os graves problemas noticiados no ano de 2011, em boa parte da nossa mídia.
Nossa esperança é que realmente tenhamos uma correção mais adequada dos textos, para que os “vestibulandos” do Enem não tenha nenhum prejuízo. Como “a esperança é a última que morre”, estaremos esperando, em 2013 postaremos novamente, torco para seja boas notícias.
Segue um texto retirado so site do INEP sobre o assunto, leia com atenção.

Johniere Alves Ribeiro.

____________________________________________________________


Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa
Enem 
25 de Maio de 2012

Últimas Notícias Últimas Notícias - INEP

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.
E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.
"Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa", afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores.
Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.
Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério.
Por exemplo, a nota do primeiro corretor é de 640 pontos e a do segundo, 480. A priori, a diferença é inferior a 200 pontos e a nota final da redação desse candidato seria a média aritmética das suas notas. Mas, se na competência 1 a nota de um corretor tiver sido 160 e o do outro, 40, a redação será encaminhada para o terceiro corretor. Se a nota dele, nessa competência, se aproximar da de um dos dois corretores anteriores – por exemplo, nota 120 –, não haverá necessidade da banca examinadora. A nota mais baixa na competência com dispersão será eliminada. A nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.
Em julho, um guia será enviado aos candidatos inscritos no Enem 2012, com explicações sobre as novas regras de correção da redação. "Esse manual, que estará disponível no portal do MEC, trará exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada competência. E também trará exemplos de redação de excelência", disse o ministro Aloizio Mercadante. O estudante terá nota zero se o texto fugir do tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo ou tiver sete linhas ou menos.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação. E, conforme acordado com a Justiça, os estudantes poderão ter acesso à redação. "Estamos definindo como será essa operacionalização para ter segurança no processo", adiantou o ministro.
Assessoria de Imprensa MEC/Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário