quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMO LER, ENTENDER E REDIGIR UM TEXTO

Cremos que não há como separar o ato de ler do ato de escrever.  Isto acontece porque ao escrever sobre algo precisamos conhecer, pesquisar sobre um determinado assunto, precisamos adquirir conhecimentos sobre este “algo” e tudo isso podemos conseguir ao lermos.
A leitura é essencial na vida estudantil, tanto que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge com o objetivo que construir um caráter leitor no aluno do Ensino Médio. 
        Por isso leia o texto que segue  e saiba como melhorar a escrita e ler com mais qualidade.

Johniere Alves Ribeiro


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COMO LER, ENTENDER E REDIGIR UM TEXTO

Produzir texto é uma das tarefas mais complexas, tanto para quem pretende ensiná-la como para aquele que se
dispõe a aprendê-la. De fato, não existe uma receita infalível para tal.
Redigir exige requisitos próprios, tais como, saber ler e saber entender. Assim sendo, em um primeiro momento,
qualquer redator deve motivar-se a partir da leitura de bons textos para, com base no “velho”, criar o novo. Ele deve
saber que, só depois do entendimento das idéias as quais vai expor, é possível criar seu texto, segundo um plano préelaborado, uma vez que todas as nossas ações corriqueiras são, normalmente, planejadas. A escrita é, pois, um ato
corriqueiro.

Antes de escrever, é preciso conhecer o assunto

É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecêlo.
É extremamente difícil, elaborar um texto acerca de um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.
Assim, para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a
leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado.
No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem
surgindo constitui um recurso fundamental. Nessa etapa do processo de escrita não deve haver nenhum tipo de
preocupação quanto à seqüência ou organização dessas idéias.
Essa etapa funciona como uma espécie de brainstorming ou "tempestade cerebral", pois esse procedimento
permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.

Selecionando as idéias

É preciso, a seguir, analisar com atenção todas as idéias levantadas aleatoriamente e eliminar aquelas que não
parecerem apropriadas ao texto a ser elaborado.
A partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos
articulados entre si. É necessário ligar de maneira lógica o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente.
O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto:
introdução, desenvolvimento e conclusão.

A coerência
Até esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é
necessário verificar se as idéias estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar
qualquer tipo de contradição.
É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a
necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas.
Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das idéias
abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer
na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.
Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é
preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.

COM A INTENÇÃO DE LER

Há dois tipos diferentes de leitura que se pode fazer em um texto: a informativa e a interpretativa.

®
assunto ou a informação que o texto nos transmite.
Leitura Informativa: ao se fazer uma leitura informativa busca-se respostas a questões específicas: qual o
®
as idéias transmitidas pelo autor para, então, interpretar e extrapolar essas idéias.
Leitura Interpretativa: requer total domínio da leitura informativa. Entender um texto é compreender claramente
Para fazer um Leitura Informativa é preciso identificar, dentro de cada parágrafo, a palavra-chave, pois é

O reflorestamento tornou-se uma atividade em expansão no país, servida por pesquisas minuciosas e
alta tecnologia. Duas empresas paulistas exemplificam bem até que ponto chegou o desenvolvimento no
setor. Uma delas exporta, para 40 países, cerca de 15 milhões de dólares anuais de chapas, portas e
divisórias. A outra, 20 milhões de dólares em chapas e fibra prensada para os Estados Unidos e a
Europa. O faturamento bruto das indústrias que utilizam madeira (predominantemente oriunda de
reflorestamentos) como matéria- prima chegou a um terço do faturamento bruto da indústria
automobilística. Apenas uma empresa mineira plantou, até 1979, 250 milhões de eucaliptos.

Nesse parágrafo, a palavra-chave é reflorestamento, porque é ela que constitui o núcleo da idéia do autor e
serve de base para que se derive um grupo de assuntos secundários, que estão em relação de inclusão com ela.

Reflorestamento

·
atividade em expansão
·
pesquisas minuciosas
·
desenvolvimento de produtos (chapas, portas, divisórias, fibra prensada)
·
faturamento
·
 Leitura Interpretativa será conseguida, quando o leitor for capaz de aplicar capacidades cognitivas. QuemCAPACIDADES COGNITIVAS são:
TEXTO E ENTENDIMENTO

Bem, uma vez cumpridas as etapas fundamentais para que se faça uma Leitura Informativa coerente, deve-se
passar à fase seguinte que é a de entendimento do texto.
Entender um texto é compreender claramente as idéias expressas pelo autor para, então, interpretar e extrapolar
essas idéias.

A
dominar essas capacidades, estará apto a interpretar e extrapolar, cientificamente, as idéias de um texto.

As
 
®
momento deve o leitor ater-se ao ponto de vista do autor, à tese que o autor defende no texto.
Compreensão – é a capacidade de entender a mensagem literal contida em uma comunicação. Em um primeiro
®
dos parágrafos e suas relações com o texto.
Análise - é a capacidade de decompor um todo em suas partes, partindo das palavras-chave e sentenças-tópico
®
(resumo).
Síntese – a síntese manifesta-se eliminando-se o que é secundário e acessório e fixando-se no essencial.
®
Manifesta-se por meio de julgamento, de crítica às relações lógicas evidenciadas no texto.
Avaliação – é a capacidade de emitir um juízo de valor e de verdade a respeito das idéias essenciais de um texto.
®
habilidade de, ao associarem-se assuntos paralelos, projetar novas idéias a partir dos conhecimentos adquiridos.

BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso, CINTRA, Lindly.
Fronteira, 2001.
MEDEIROS, João Bosco.
Atlas, 1999.
SEVERINO, Antônio Joaquim.
Aplicação – é a capacidade de resolver situações semelhantes à situação explicitada no texto. Manifesta-se pelaNova Gramática do Português Contemporâneo. 3. ed., Rio de Janeiro: NovaRedação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenha. 4. ed., São Paulo:Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. rev., São Paulo: Cortez, 2002.
 ( Texto retirado do "
CURSO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL E REDAÇÃO OFICIAL".  da PMJ)
exportações
em torno dela que o autor normalmente desenvolve a idéia principal. A palavra-chave se situa no tópico frasal, que,
quase sempre, é a primeira frase do parágrafo, como, por exemplo:

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