quarta-feira, 16 de maio de 2012

Produção textual - GÊNERO NOTÍCIA

Introdução
É importante, antes falarmos sobre noticia, entendermos que nosso estudo pauta-se na concepção de que os textos não escritos sem uma função social, ou seja, são enunciados com sentidos lógicos inseridos nas múltiplas situações comunicativas e que circulam no nosso dia a dia. Todo escrito tem uma finalidade, uma intencionalidade, previamente definida ou “não”, estas podem divergirem do objetivo primeiro de quem escreveu, pois está relacionado ao ato comunicativo  e ao receptor do mesmo. 
Produção textual e MPB: NOTÍCIA NA MÚSICA  


Notícias Populares Ana Carolina
Tudo se acaba
Olho o noticiário
Água se acaba
Se acaba a prece do vigário

Eu quero ser a mendiga suja e descabelada
dormindo na vertical
Entender
Como a vida de alguém se acaba antes do final

Prefiro o Lou Reed no Velvet Underground
Gosto de Sylvia Plath, TS Elliot,
Emily Dickinson, Lucinda, Délia, Manoel de Barros
Ficam eternos por mim

Esqueço a crise da Argentina
Quebrando o pau com a menina no sinal
Em castelhano, ê
Eu furo os planos, ê
Eu furo o dedo,ando vendo
Examinando, arranho o braço
Aperto o passo. Não sou louca!
É...

Tomei um tiro
No vidro do meu carro
É a pobreza
Tirando o seu sarro
Foi meu dinheiro
Foi meu livro caro
Que façam bom proveito
Da grana que roubaram
Porque eu trabalho
E outro dinheiro eu vou ganhar

Tomei um táxi
O motorista, mexicano,
Veio falando sobre o onze de setembro.
Havia um homem na calçada lendo o Código Da Vinci
Ou lia o código da venda?

E na parada havia um peruano
Cheio de badulaques, ô
Vendendo Nike, ô
Vendendo bike, Coca Light, canivete
Aceita cheque pros breguetes.
Notícias do Iraque na Tv da lanchonete.

Notícias populares
Voam pelos ares
E amanhã, meu nêgo, ninguém sabe
Se alguém recua ou se alguém invade
Se alguém tem nome ou se alguém tem fome.
Que façam bom proveito
Do pouco que restar
Se tanta gente vive
Só com o que dá pra aproveitar.

Tudo se acaba.
Olha o noticiário!



Produção textual e Literatura : NOTÍCIA NA POESIA
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
( Manuel Bandeira )
   
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
~  O que é uma notícia?
~   Quais fatos são notícia?
~   Qual seu contexto de produção?
~  Quais são suas características estruturais?
 Em quais meios de comunicação circula O meio de comunicação no qual a notícia é divulgada.
Na atualidade a noticia não se prende apenas ao jornal, a revista ou ao rádio, mas com o advento da internet há vários sites que divulgam notícias.

A ideia da pirâmide invertida
O que é?

"A pirâmide invertida nada mais é que a mudança de um texto jornalístico, ao contrário. A pirâmide invertida nada mais é do que uma estruturação do texto jornalistico caucada em técnicas pós-modernas. Carl Tiuí Hummenigge ( Salzburg, Áustria, 1853 - 1935) desenvolveu esta técnica para os periódicos, durante a Primeira Guerra Mundial, informarem a população acerca dos acontecimentos nos campos de batalha, de forma mais clara e objetiva.
Tornou-se a técnica mais comum de construção das notícias e segue-se naturalmente da elaboração de um lead direto. Isso significa que esse tipo de redação jornalística privilegia a disposição das informações em ordem decrescente de importância. Assim, os fatos mais interessantes são utilizados para abrir o texto jornalístico, enquanto as de menor relevância aparecem na sequência.
O termo pirâmide invertida é utilizado porque a base desta, aquilo que é noticiosamente mais importante, se encontra no topo – em ordem muito distinta à que seguem, por exemplo, a novela, o drama ou o conto.
Tradicionalmente, os autores crêem que a "pirâmide invertida" tenha surgido em abril de 1861, em um jornal de Nova York. Pouco depois, ela veio a ser utilizada pelas agências de notícias, expandindo-se por todo o planeta, por ser mais prática e com preço mais baixo na transmissão via telegrama, da época; assim, dependendo do interesse do cliente da agência, o primeiro ou o segundo parágrafo já seriam suficientes para atender à demanda do veículo assinante; a matéria completa, contada letra a letra, saía invariavelmente mais onerosa." ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_invertida)

Fatos que viram notícia
~  Muitas coisas acontecem no mundo, mas não viram notícia. Uma justificativa para isso posse ser a de que nem todas as coisas que acontecem são “novas” e, por isso, não despertam a a atenção.
~  A notícia se constitui a partir da busca pelo novo, inédito. O veículos de comunicação nos quais as notícias são divulgadas (jornais (televisivos ou impressos), emissoras de rádio, revistas, sites)
~  Talvez, o “tipo” de novidade que mais atraia a atenção é aquele que trazem informações sobre tragédias: mortes, desastres, guerras, acidentes, brigas, escândalos etc.
~                 Prova disso é o aumento de jornais, revistas e da audiência dos programas jornalísticos de TV e rádio quando um fato trágico acontece.
~                 No entanto, é preciso deixar claro que os jornais também noticiam fatos políticos, econômicos, esportivos e culturais que supõem ser do interesse da maioria do público leitor / ouvinte.
O Contexto de Produção
~  A função social do autor: geralmente, o autor de uma notícia é um jornalista / redator de um jornal (impresso, divulgado na TV, rádio ou sites);
~  A imagem que o autor tem de seu destinatário: essa imagem varia em função do perfil de cada veículo de comunicação (alguns destinam-se à grande massa, outros a leitores / ouvintes mais “seletos”, ou seja, críticos, questionadores etc.
~  Objetivo do autor do texto: informar o público a respeito do fato ocorrido***;
A comissão da verdade



Composição da Comissão da Verdade mostra seriedade, diz parente de desaparecido político  - Daniella Jinkings - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O perfil dos integrantes da Comissão da Verdade mostra que os trabalhos de apurar violações aos direitos humanos, ocorridas entre 1946 e 1988, serão feitos com seriedade, na avaliação da representante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Maria Amélia Teles. A composição da Comissão da Verdade foi anunciada ontem (10) pela presidenta Dilma Rousseff.
Maria Amélia espera que a comissão investigue o caso dos desaparecidos políticos no Brasil durante a ditadura militar (1964-1988). 'Essa é uma situação antiga e que nunca nenhum governo esclareceu. Espero que essa comissão dê conta de tantas tarefas.'
Para ela, a comissão ainda tem uma estrutura frágil, pois precisa de mais integrantes e de maior tempo de trabalho. 'Os nomes dão seriedade, acho que o problema da comissão é o da lei, que abrange um período enorme e com dois anos de funcionamento para apurar todos esses crimes. Não é compatível o período [que será apurado] com a quantidade de integrantes.'
A Comissão da Verdade é composta por juristas, ex-ministros e intelectuais. Entre os membros está a advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, que atuou na defesa de presos políticos, como a presidenta Dilma Rousseff. 'A Rosinha foi minha advogada. Tenho por ela um apreço muito grande. Foi ela quem me salvou e me tirou daquela situação. Sei que ela é daquelas mulheres dedicadas', disse Maria Amélia.
Não há nenhum militar na comissão. De acordo com Maria Amélia, a presidenta Dilma agiu corretamente ao não indicar um integrante das Forças Armadas. 'No momento, os militares não têm idoneidade para apurar crimes que eles mesmos cometeram. É antiético.'
Em março, militares da reserva fizeram um manifesto criticando a presidenta Dilma Rousseff e algumas ministras por causa da Comissão da Verdade. Na ocasião, o ministro Celso Amorim disse que a lei que instituiu a comissão será aplicada integralmente, inclusive na observância, que ela própria estipula, da Lei de Anistia - editada em 1979, perdoando todos crimes políticos e de perseguição por motivos políticos à época da ditadura militar (1964-1985).
A Comissão da Verdade será instalada oficialmente no dia 16 de maio. O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos humanos. De acordo com o texto sancionado, a comissão tem o objetivo de esclarecer fatos e não terá caráter punitivo.
Edição: Lílian Beraldo - Agência Brasil - Todos os direitos reservados



A organização textual
  • Na notícia, devem aparecer: o fato, quanto aconteceu, com quem e como***;
  • O relato dos fatos deve ser feito por ordem de importância;
  • A notícia traz dados precisos e/ou fala dos envolvidos que colaboram para que o leitor confie no relato do fato.
As marcas linguísticas
  • A linguagem e o estilo das notícias devem estar adequados ao jornal proposto (considerar o público leitor);
o  O título deve ser chamativo chamativo, trazer o verbo no presente e destacar a parte mais importante da notícia;
  • O relato dos fatos é feito em terceira pessoa;
  • As notícias relatam os fatos, separando-os em parágrafos para facilitar a leitura.
( Adaptado por Johniere Alves Ribeiro do site  Www.faculdadeunicampo.edu.br/downloads/genero_%20noticia.ppt

Nenhum comentário:

Postar um comentário