quarta-feira, 16 de maio de 2012

Produção textual - Critérios de avaliação / Gênero e tipologia textual

TEMA:Critérios de avaliação / Gênero e tipologia textual;

Critérios de avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ASPECTOS CONSIDERADOS
Adequação ao Gênero/Tema
Organização textual adequada ao(s) gênero(s) / tema(s) solicitado(s).
Coerência Textual
Princípio da não-contradição, da continuidade e da progressão do sentido entre as partes do texto.
Coesão Textual
Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e seqüenciadores, que assinala a manutenção, a progressão do sentido, e as relações lógico-semânticas entre os enunciados.
Norma Culta Escrita
Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.















Gênero e tipologia textual

1.    Gênero textual: o que é ?


A ideia de gênero para os textos advém da Literatura, pois esta sempre utilizou este termo para classificar os mais variados textos literários, como: os líricos, romances, contos, dramáticos, crônicas, dentre outros. Depois este conceito migrou para  à Linguística, ciência que se preocupa com o estudo da Língua.

Então, podemos dizer que gênero textual é um conceito que serve para classificar e organizar os textos que circulam na sociedade. Mas, antes de adentrarmos num maior esclarecimento sobre gêneros textuais é retomarmos algumas ideias importantes.

Os gêneros discursivos estão geralmente ligados a esferas de circulação. Assim, na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias, editoriais, entrevistas e outros; na esfera de divulgação cientifica, são mais comuns gêneros como verbete de dicionário ou de enciclopédia, artigo ou ensaio cientifico, seminário, conferência, dentre outros”. (CEREJA E MAGALHÃES 2005- adaptado por Johniere)


2.      Ficou notório que Gênero Textual é o nome que o texto recebe de acordo com sua função em circulação na sociedade. Mas o que seria tipologia ou sequência textual?

Em resumo poderíamos afirma que tipologia textual ou sequência textual será o modo com o gênero textual deverá ser escrito. Tomemos como exemplo o gênero conto, para escrevê-lo o autor poderá laçar mão das seguintes tipologias textuais: narração e descrição; já no caso de artigo de opinião ele utilizaria a dissertação e argumentação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário