terça-feira, 25 de junho de 2013

Para se dar bem na redação do Enem - Johniere Alves Ribeiro



 O texto que segue foi escrito por  Fernanda Pompeu e tem tudo haver com os concelhos que apresento aos meu alunos durante as aulas de Produção textual.

 Espero que vocês possam curtir, tanto quanto eu, e, acima de tudo, possam tentar aplicar ao cotidiano de vocês.

 

Leia  o texto que segue e assista com atenção. Depois tenha um bom desempenho.


 

 


Johniere Alves ribeiro.

 ___________________________________ 

 

Para se dar bem na redação do Enem

Por Fernanda Pompeu

Imagine que você é um monge zen budista. Esvazie sua mente de todas as coisas, principalmente, esqueça dos últimos torpedos que leu no celular. Concentre-se no tema da redação. Perceba o que de fato estão pedindo para você escrever.

Imagine que você é um redator publicitário. Anote, na área do rascunho, palavras ligadas ao tema. Isso leva o nome pomposo de cadeia semântica, mas é bem fácil de fazer. Por exemplo, se o tema for mobilidade urbana, escreva: trânsito, ir e vir, transporte público, bicicleta, energia etc.

Imagine que você é um jogador da seleção espanhola. Não erre nos passes, isto é, encadeie uma ideia em outra. Seja prudente, crie parágrafos. Não cometa faltas de coesão e coerência. E, principalmente, não chute à toa. Seu objetivo é fazer gol.

Imagine que você é a pessoa mais precavida do mundo. Redija o primeiro rascunho. Leia. Veja o que é possível melhorar, seja na ideia, seja na expressão dessa ideia. Sempre dá para fazer mais. Releia sua "cadeia semântica". Ficou algo importante de fora?





Imagine que você é um relojoeiro. Examine com lupa cada frase. Se tiver dúvida sobre a grafia de uma palavra, substitua por um sinônimo. Faça uma frase longa virar duas curtas. Reveja a divisão dos parágrafos. Cada parágrafo deve ter uma única ideia forte.

Imagine que você é o outro. Está claro o que você expressou? Evite as generalizações. Exemplos: a humanidade é poluidora, o Planeta vai acabar, nenhum político presta. Tente ser específico. Se for falar de energia alternativa, dê nomes: solar, eólica, biomassa.

Imagine que você é um cirurgião plástico. Atente para os detalhes. Confira as concordâncias verbal e nominal. Não cite dados e datas sem ter certeza. Nesses casos, é melhor omitir do que errar. Você não é obrigado a saber tudo, mas escreva só sobre o que sabe.

Imagine que você é o examinador. Passe a limpo sua redação com letra bem legível. Garrancho não ajuda nada (até médicos estão proibidos de garranchar). Não use letrinha, nem letrona. Use o bom senso. O examinador é o cara que vai dar a nota. Colabore com ele.

 ( fonte yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário