domingo, 26 de agosto de 2012

CRIA-TE POR TI MESMO - ( COMO ESCREVER BEM)

Cria-te, por ti mesmo
Quando estamos começando a escrever sempre procuramos fontes inspiradaras, para que, desta forma, nos venha um modelo, uma “fôrma” e quem sabe uma “receita” para um bom texto.
Inspirar-se em alguém, em um bom escritor não é algo ruim, mas devemos entender que é necessário, para o ato da criação, que deixemo-nos para sermos nós mesmo. Dessa forma, faz-se necessário, portanto, gritar no papel nossa própria tribo – e “berrar” em nossa própria língua -,  esquecendo a tentação de querer ser “universal”.
Creio que para escrever um bom texto é necessário, acima de tudo, escrever cotidianamente. Alguém já disse que só se aprende escrever escrevendo.

Nesse sentido, olhar ao nosso redor, compreender o que se passa com nossos pares, pode – com certeza – nos ajudar a produzir um texto interesante. É o que aconcelha Rilke em seu livro “ Cartas a um jovem poeta”, como também é o que podemos aprender no filme “Encontrando Forrest”.
Encontrando Forrest



Cartas a um Jovem Poeta - monólogo de Ivo Müller
Seguindo esta mesma linha de raciocínio, leia o que Fernanda Pompeu escreveu.
O curioso é que li este texto após ter-me predisposto a escrever sobre este tema, depois de uma pergunta feita por uma de minhas alunas sobre o ato de escrever. Gostei tanto do texto da Fernanda,que parafraseei o seu título.
 Boa leitura e, quem sabe, boa escrita.
 Johniere Alves Ribeiro
_______________________________
Cria-te
                                                                                        Por Fernanda Pompeu
 Passei um bom tempo da minha juventude lendo sobre como os  escritores escreviam. Quais eram as rotinas, manias, rituais, idiossincrasias. Quem tinha patuá e quem não tinha. Adorava sobretudo as curiosidades.
Exemplos, um escritor que só trabalhava com 500 folhas de papel sulfite ao seu lado. Uma escritora que acendia uma vela antes de começar qualquer texto. Outra que levava sua olivetti portátil no porta-malas, porque nunca se sabe quando a boa frase vai pintar.
Me diverti um bocado com esses e outros exemplos. Mas, pensando hoje, de pouco me serviu saber como os escritores escreviam. Pois nessa história de criar não há modelos a seguir. Não tem protocolo a observar.
Cada qual tem o seu jeito. É pessoal. É intransferível. Tem mais a ver com a história de vida e a circunstância de cada um. Digo criação num sentido amplo. Pode ser um livro, a vitrine de uma loja, o site de uma imobiliária, ou até mesmo um jardim.
Por favor! Não estou negando a importância dos exemplos ou da leitura. Saber é a única experiência que nunca é demais. Não existe excesso de conhecimento. Apenas quero relativizar a real praticidade de modelos para o ato de criar.
Querer saber como os outros fazem, pode acarretar perda de foco, quando não vício. Aconteceu comigo. Quantas páginas deixei de escrever para prestar atenção em como os grandes faziam. No fundo, eu procurava o roteiro do caminho das pedras.
Até que descobri que não tinha abracadabra nenhuma. Que o tesouro se descobre mesmo sozinho. Na criação de qualquer coisa, você entra inteiro e se arrisca por sua conta. Caso contrário, as chances serão próximas do zero.
A virada para uma fase mais produtiva e realizadora nasceu, para mim, no momento em que respeitei minha própria maneira de escrever. Sem copiar a rotina de ninguém. Simplesmente acreditei que seria capaz de criar ao meu jeitão.
No instante atual, crio muito mais longe do computador do que na frente dele. Aproveito o cafezinho na padoca, o carro engarrafado no trânsito, a conversa com a vizinha para ir tramando as histórias, depois escritas com carinho para vocês. (http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/cria-te-105738711.html)

3 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem! É sempre bom termos alguém como referência para despertar nosso gosto pela leitura e escrita, porém não devemos deixar de lado nossas individualidades! Parabéns pelo trabalho prof. Johniere!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orbigado pelo comentário, você é muito lúcida em suas colocações.

      Excluir
  2. Professor Johniere, visite meu blog: www.vendoalemdosolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir