domingo, 5 de agosto de 2012

CINEMA E APRENDIZAGEM

Os filmes não só apenas fonte de entretenimento, mas também podem auxiliar no aprendizado e no enriquecimento intelectual. Bons filmes podem ajudar a interpretar melhor o mundo a nossa volta e nos ajudar em debates sobre os assuntos mais diversos em nossa sociedade. Por isso, leia as informações que segue e se possível assista algum desses filmes.  

Johniere Alves Ribeiro


2001:uma odisséia no espaço.



Ficção Científica, EUA, 1968, 149 min. Colorido.Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter, Margaret Tyrack, Robert Beatty, Sean Sullivan, Douglas Rain (Voz de HAL 9000)

Direção:
Stanley Kubrick

Um poema visual.
2001 está entre os mais belos filmes de todos os tempos. Stanley Kubrick nos empresta sua percepção visual  para mostrar as interferências a que está sujeito o ser humano. Tais interferências, ditadas pela natureza, pela tecnologia ou pelo insondável, desembocam na incontrolável necessidade que tem o universo de se transformar.  Um estranho monolito surge na pré-história e força nossos ancestrais a evoluir. Milhões de anos depois, o mesmo objeto reaparece e motiva uma expedição a Júpiter, para investigar o fenômeno. A nave Discovery, controlada pelo impressionante computador HAL 9000, leva a tripulação. De repente, os tripulantes começam a desaparecer e HAL não mais obedece aos seus criadores. O enigma está apenas começando...

Sugestões temáticas

Teoria do Caos
Pré-história
Teoria da Evolução
Dependência tecnológica
Poesia visual
Relações CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade
Progresso científico
Relações de poder
Força da gravidade
Queda livre
Movimento
Equilíbrio de forças
Gravidade zero
Movimento Referencial
Leis da Física

AMISTAD

Tudo começa quando os prisioneiros de um navio negreiro denominado "La Amistad" se rebelam e trucidam boa parte da tripulação. Desconhecendo os caminhos marítimos de volta para casa, bem como não tendo noções de como guiar um navio, os líderes da rebelião mantêm alguns tripulantes como reféns, para que estes os levem de volta à África.
Porém, são traídos e aportam na América do Norte, onde são aprisionados e levados a julgamento.
Desse momento em diante serão muitos os percalços pelos quais terão de passar. Mas lutam com garra e desafiam as leis, impingindo um recomeço para a história republicana norte-americana, com o auxílio do ex-presidente John Quincy Addans, interpretado por Anthony Hopkins. O diretor Steven Spielberg trabalhou com fatos verídicos, mas incorporou uma personagem que não existiu, Thedore Joadson, o militante negro interpretado por Morgan Freeman.

Amistad, Drama, Estados Unidos, 1997, 154min.; Colorido. Direção: Steven Spielberg.


Temas:
Sugestões temáticas
 Poesia abolicionista de Castro Alves
Escravidão século XIX
Exploração e comercialização humana
Direitos humanos
Política
Quilombos
Constituição Americana
Formação do povo americano

PS: Se gostou das dicas comente.

3 comentários:

  1. Ótimos filmes professor, e com relação a película Amistad ela fica muito mais intensa com a poesia do Grande Castro Alves, é muito emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Sempre que puder acesse e comente. E estarei a responder.

    ResponderExcluir