segunda-feira, 9 de julho de 2012

MOACYR SCLIAR

Moacyr Scliar – um pouco mais sobre o autor e sua obra.

# Outras obras do autor:  Outras obras de destaque são "O Olho Enigmático", "A Orelha de Van Gogh", "A Majestade do Xingu ", "A Guerra no Bom Fim", "O Carnaval dos Animais ", "O Exército de um Homem Só", " A Estranha Nação de Rafael Mendes" , "Max e os Felinos"e "Manual da Paixão Solitária".
# Foi  romancista, colunista, contista, cronista  e ensaísta .
# O escritor se formou médico, era especialista e doutor em Saúde Pública, e exerceu sua profissão como funcionário do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência do Porto Alegre.
# Sua primeira obra, "Histórias de médico em formação", publicada em 1962, relata precisamente suas experiências pessoais como estudante de medicina.
# Sua obra tem uma forte influência da tradição judaica, cuja comunidade no Brasil o cita como um de seus principais representantes no país.
# O escritor foi eleito membro da Academia Brasileira das Letras em 2003 e conquistou o prêmio Jabuti, um dos mais prestigiosos na literatura brasileira, em quatro oportunidades (1988, 1993, 2000 e 2009), a última das quais por seu romance "Manual da Paixão Solitária", a última que escreveu.
# Algumas das obras de Scliar, que também era colunista dos jornais "Zero Hora" e "Folha de São Paulo", foram adaptadas para o teatro e a televisão, inclusive no exterior.


Johniere Alves Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário