quinta-feira, 19 de julho de 2012

O centauro em meu Jardim - LIVRO PARA UEPB

Hibridização cultural em “O Centauro em meu jardim”  – Moacyr Scliar

Perfil do livro:

1.   Autor:
Moacyr Jayme Scliar nasceu em Porto Alegre no ano de 1937. Médico, romancista, contista e cronista, publicou também ensaios. Iniciou com alguns livros de contos.

2.   Tema central do livro:

A diáspora judaica pelo mundo e seus conflitos durante a adaptação nos países que deram “abrigo” ao povo judeu, os principais problemas estão relacionados aos costumes, à religião, cultura e a mistura, a “hibridização” com a cultura local, além destes aspectos é bom salientar que a família do personagem central são judeus que advém da Rússia. No caso do livro em questão o Brasil é um destes países.  

3.   Espaço em “O centauro no meu jardim”:

Este aspecto da narrativa é de extrema importância, pois o espaço é fundamental para a contextualização da história. Isto porque o livro apresenta uma “narrativa” sobre a diáspora judaica pelo mundo pós-guerra.
A história ocorre num restaurante tunisiano, em São Paulo [SP], com lembranças de Quatro Irmãos [RS], Porto Alegre [RS] e Marrocos.

4.   Tempo:

A história se passa no período dos primeiros trinta e oito anos da vida de Guedali Tratskovsky, de 1935 até 1973.
5.  Personagem central:
             Guedali Tratskovsky

6.   Síntese do livro
V- Resumo: O livro começa no restaurante tunisiano "Jardim das Delícias", onde Guedali relembra seu passado na comemoração de seu 38º aniversário. Seu pensamento remete a uma fazenda em Quatro Irmãos [RS] em 1935. Ali nasce Guedali, filho caçula dentre os quatros de um casal russo. O nascimento causa espanto na família fazendo com que sua mãe fique vários dias de cama. No mesmo dia de seu nascimento decidem que vão proteger o centauro e procurar tratá-lo com o máximo de normalidade possível.

7.   Comentário crítico

Fica claro que o livro abre um amplo debate sobre as questões relacionadas à identidade, à culturalidade e Interculturalidade, como também a o processo de hibridização entre povos e entre o saber dito popular e aquilo que é  conhecido como erudito 

Johniere Alves Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário