domingo, 3 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE E A JUVENTUDE

Meio ambiente e sustentabilidade são os temas mais debatidos na atualidade. Contudo, a juventude também pode desenvolver um papel importante neste processo. Por isso, acredito ser um tema qualificado para a produção textual tanto no ENEM como em outros vestibulares. Pensando nisto, segue um texto que apresenta este tema e que difunde o modo como os jovens podem desenvolver atitudes de proteção ambiental.
Boa Leitura.
Johniere Alves Ribeiro 
__________________________________________________

Texto I

Jovens lançam programa de conscientização sobre questões socioambientais

Jovens de todo o Brasil poderão contribuir para a formação de uma sociedade voltada para o desenvolvimento auto-sustentável. Foi com esse objetivo que a organização jovem Interagir, em parceria com o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Jovens de todo o Brasil poderão contribuir para a formação de uma sociedade voltada para o desenvolvimento auto-sustentável. Foi com esse objetivo que a organização jovem Interagir, em parceria com o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, lançou na segunda-feira (11/7) o projeto Geo Juvenil Brasil.
O Geo Brasil, primeiro programa da sociedade civil a propor uma ação ao programa do governo federal Juventude e Meio Ambiente, quer fortalecer e dar visibilidade a ações socioambientais que já estejam sendo desenvolvidas.
Segundo a representante do Pnuma, Bernadette Lange, esse programa `é uma preparação para a sustentabilidade a médio e longo prazo. É conscientizar a população e essencialmente o jovem, que estarão no poder e que serão tomadores de decisão a longo prazo, de que eles podem fazer a diferença em termos da sustentabilidade ambiental no Brasil`.
O projeto, além de estimular a juventude no debate de questões ambientais, pretende mobilizar 15 mil jovens nos próximos 18 meses para a discussão e apresentação de opiniões e impressões sobre preservação e conservação ambiental.
Para isso, o Geo Juvenil criou uma rede nacional, formada por 54 jovens, dois em cada estado e no Distrito Federal. Esses jovens são responsáveis pela mobilização de outros jovens e pela promoção de debates e palestras sobre meio ambiente.
`A proposta é mobilizar a juventude do Brasil. Nós faremos essa mobilização por meio dos jovens. Eles atuam como uma motivação do projeto. São eles que atuarão na base. O Brasil tem dimensões continentais. Seria impossível mobilizar a juventude brasileira, esses 15 mil jovens, sem essa estrutura, e esses jovens permitirão que isso aconteça`, explicou a coordenadora do programa, Camila Godinho.
O site do projeto também foi lançado na seguna-feira com a finalidade de aproximar os jovens de todo o Brasil no debate de questões sociambientais e para recolher impressões de cada um sobre o tema.
A ideia é fazer com que os jovens possam deixar lá as suas impressões, poder debater, dialogar e ter acesso a uma formação continuada`, informou Érika Costa, outra coordenadora nacional do programa.
O programa pretende recolher mais de 4 mil depoimentos No ar há três meses, o site já recebeu mais de 100 mil acessos.
Ao final dos 18 meses, será lançado um livro, além de um CD, com uma análise sobre o meio ambiente e com todas as manifestações e experiências dos jovens participantes do projeto.
Fonte: Agência Brasil

Assista esse video, muito bom. Mas, será que tudo isto é verdade? É preciso refletir!



Texto II
PJMAIS - Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social

O Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS, é um programa de educação ecoprofissional e formação Integral de adolescentes entre 15 e 21 anos, moradores de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, criada em 1994 pela UNESCO.
A proposta do Programa de Jovens é adequada ao conceito de reserva da biosfera, integrando a necessidade de sustentabilidade econômica de jovens com a preservação e recuperação ambiental, mudando atitudes e paradigmas   em relação   ao seu ambiente e melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Este programa trabalha em sua totalidade, encorajando o estudante a pensar, a refletir, a tomar decisões e a praticar a ética e cidadania.
Esta formação implica na criação de oportunidades de participação,. treinamento e capacitação em cinco oficinas temáticas ministradas em nosso município, sendo elas:
· Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis
· Turismo Sustentável
· Agroindústria Artesanal
· Consumo, Lixo & Arte
· Formação Integral.
Estas oficinas  práticas e reflexivas, de caráter produtivo, abrangem uma ampla gama de possibilidades de atuação ecoprofissional dos jovens no chamado ecomercado de trabalho, capacitando-os à geração  de bens e serviços cujas preocupações centrais são a conservação ambiental e o bem estar humano, norteados por relações éticas, seguras e dignas de trabalho, usando tecnologias de baixo impacto social e ambiental.

Um comentário:

  1. Professor, Gostei muito do seu blog.. Está super legal... Prof, consegui o filme Confiar, queria saber se voce vai querer reproduzi-lo na sala de aula, com o terceiro amarelo.

    Parabéns pelo Blog!
    Suzany Marcelino de Toledo

    ResponderExcluir