terça-feira, 29 de abril de 2014

BRASIL - EXOESQUELETO COMANDADO POR ONDA CELEBRAIS - NICOLELIS

Niolelis - cientista brasileiro,  que tem sua base estudos no Rio Grande do Norte - Nordeste do Brasil  - pode voltar a supreender o mundo com o seu projeto " Walk Again", proto de um exoesqueleto comandado por ondas celebrais. Este sim é o Cara!!!

Leia a matéria e comente.


Johniere Alves Ribeiro 

Assista um vídeo com Niolelis


 


____________________________________________________________________________________

Exoesqueleto do projeto 'Walk Again' funciona em teste documentado no Facebook


Por  | Yahoo Brasil – 4 horas atrás
Exoesqueleto começa sua fase de testes finais para a abertura da Copa do Mundo. (Divulgação/Facebook)
A recuperação de pessoas paraplégicas pode dar um grande passo nos próximos anos. Miguel Nicolelis, cientista brasileiro, anunciou em sua página do Facebook, que o exoesqueleto concluiu 18 passos e três chutes na tarde da última segunda-feira (28). Nesta terça-feira (29), um paciente conseguiu controlar o exoesqueleto através da atividade cerebral. Segundo o relato de Nicolelis, a equipe ficou impressionada e bastante emocionada com os primeiros passos do protótipo.



O exoesqueleto é fruto de anos de trabalho de uma equipe internacional de cientistas e engenheiros do projeto "Walk Again", liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, que lança nesta terça-feira, em sua página no Facebook, a documentação do projeto até as vésperas da Copa do Mundo. Nicolelis já está treinando em um laboratório de São Paulo nove homens e mulheres paraplégicos, com idades de 20 a 40 anos, para usar o exoesqueleto. Três deles serão escolhidos para participar do jogo de abertura entre Brasil e Croácia.




Em março, a equipe de pesquisadores foi a jogos de futebol em São Paulo para verificar se a radiação do telefone móvel das multidões pode interferir com o processo. As ondas eletromagnéticas poderiam fazer o exoesqueleto se comportar mal, mas os testes foram animadores. As chances de mau funcionamento são poucas.

O voluntário que usar o exoesqueleto vestirá também um boné equipado com eletrodos para captar suas ondas cerebrais. Estes sinais serão transmitidos para um computador em uma mochila, onde serão descodificados e usados para mover condutores hidráulicos na roupa. O exoesqueleto é alimentado por uma bateria que permite a duas horas de uso contínuo.

Sob os pés do operador estarão placas com sensores para detectar quando o contato é feito com o solo. A cada pisada, um sinal dispara até um dispositivo vibratório costurado no antebraço da camisa do usuário. O dispositivo parece enganar o cérebro, que pensar que a sensação vem de seu pé. Em simulações de realidade virtual, os pacientes sentiram que suas pernas estavam se movendo e tocando alguma coisa. Em outros testes, os pacientes usaram o sistema para andar em uma esteira.

*Com informações da Agência O Globo 

________________________________________________________________________  
25/03/2014 16h53 - ATUALIZADA EM: 25/03/2014 17h11 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

CIENTISTA MIGUEL NICOLELIS DIVULGA VÍDEO DE EXOESQUELETO QUE SERÁ USADO NA COPA

OITO PACIENTES PARAPLÉGICOS DA AACD JÁ ESTÃO APTOS A CONTROLAR OS MOVIMENTOS DO EXOESQUELETO USANDO A ATIVIDADE ELÉTRICA CEREBRAL

Ad by Browser Extension 
Exoesqueleto desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro Miguel Nicolelis (Foto: Divulgação )
O cientista Miguel Nicolelis divulgou nesta terça-feira (25/03), a menos de três meses do início da Copa do Mundo, um vídeo em que mostra um paciente do Projeto Andar de Novo usando sua atividade cerebral pela primeira vez para controlar os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento de um exoesqueleto. O projeto do cientista prevê que crianças deficientes dêem o 'pontapé inicial' durante a abertura da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a divulgação, feita pelo Facebook de Nicolelis, o grupo de oito pacientes paraplégicos da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) já está apto a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral. “O princípio está provado! Mais uma etapa vencida!”.
 
Exoesqueleto permitirá que pessoas controlem próteses com o cérebro (Foto: Reprodução Youtube)
Projeto
Uma das inovações do exoesqueleto é o controle por meio da atividade cerebral. Para Nicolelis, o sucesso do projeto nacional, aliado à visibilidade que a Copa pode trazer, é um marco comparável à ida do homem à Lua.

Com base em Natal (RN), o Andar de Novo tem participação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra e é apoiado no país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Agência Brasileira de Inovação (Finep), que investiu R$ 33 milhões no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário