domingo, 30 de dezembro de 2012

TUPY, OR NOT TUPT - MODERNISMO NO BRASIL

Modernismo foi um dos principais movimentos literários da Literatura Brasileira, pois mudou radicalmente a concepção de arte existe no Brasil do início do século. As ideias dos modernistas para as artes, de um modo geral, fez com que padrões tradicionais caíssem por terra, fazendo ressurgir uma arte tipicamente brasileira. Cremos que o romance "Macunaíma" representa uma síntese do ideal de mudança a apartir da mistura. 

É o que veremos no texto abaixo, leia com atenção e se puder poste um comentário.  

 

Johniere Alves ribeiro

===============================================================================

 

O Modernismo no Brasil

 

Mário de Andrade escreveu Macunaíma em um período de grandes mudanças sociais no Brasil, a que muitos historiadores nomeiam Modernismo. Esse período é marcado por uma revolução no pensamento da época, impulsionada por diversos fatos históricos que modificaram a organização social brasileira. Entre essas mudanças é possível destacar o desenvolvimento urbano que consolidou a formação de uma classe média e proporcionou a formação de grupos sociais de interesses, lutas e visões de mundo específicos, como aqueles que protagonizaram o Tenentismo, A revolta da Chibata e a Greve de 1917.

 

SEMANA DE ARTE MODERNA - TRECHO DA MINISÉRIE " UM SÓ CORAÇÃO"
VIDEO SOBRE O MODERNISMO

 

É possível ver em Macunaíma muitos elementos dessa transformação. Dentre elas, a que mais costuma chamar atenção é a importância que o desenvolvimento urbano e tecnológico da cidade de São Paulo tem no livro. É para São Paulo que Macunaíma deseja que seu filho vá para trabalhar assim que crescer, provavelmente uma alusão às correntes migratórias que surgiram no Brasil ocasionadas pela grande oferta de emprego que apareceram nos centros urbanos devido o processo de desenvolvimento industrial. E, em outro momento, a cidade e as suas características singulares são tema da carta que Macunaíma escreve às Icamiabas, ressaltando seus elementos tecnológicos que aparecem no desenvolvimento urbano e os costumes da população da cidade.

No campo cultural, sob forte influência dos movimentos artísticos vindos, sobretudo, da França, denominados , essa revolução teve como marco inicial a organização da Semana da Arte Moderna, em 1922. Assim, produziu-se em território nacional um grande número de obras de diversas linguagens (artes plásticas, musicais, literárias), revistas e jornais literários (muitas vezes de curta vida útil) e manifestos que tinham como objetivo comum a proposta de uma produção artística que rompesse com as velhas tradições e consolidasse uma identidade verdadeiramente nacional.

Assim deu-se início ao desenvolvimento de um projeto do qual participaram grandes artistas que compõem hoje o cânone nacional e mundial. Esse projeto acabou dividindo-se em vertentes que, apesar do objetivo comum, costumavam divergir, sobretudo, quanto ao ponto de vista de uma criação de identidade nacional.


TARCILA DO AMARAL

 

Apresentação da obra – Macunaíma

 

No ano de 1928 foi publicada uma das mais importantes obras da literatura nacional, Macunaíma - o herói sem nenhum caráter, de

Mário de Andrade. Escrito em aproximadamente uma semana, no mês de dezembro de 1926, e revisado no ano seguinte,1927, o livro nos conta as aventuras da personagem Macunaíma em busca da famosa pedra muiraquitã.

Macunaíma, herói de nossa gente, nasceu no “fundo do mato-virgem”, às margens do rio Uraricoera, descendente da tribo dos tapanhumas. A personagem passa os seis primeiros anos de sua vida sem falar uma palavra, exceção feita ao seu bordão “Ai, que preguiça!...”. Após passar alguns anos em sua tribo, o herói perde sua mãe e, juntamente com seus irmãos, Maanape e Jiguê, decide partir em busca de novas aventuras.

Logo depois, Macunaíma se encontra com Ci, a Mãe do Mato, rainha da tribo das icamiabas. Após um combate, ele consegue, com a ajuda de Maanape e Jiguê, dominar Ci, que se torna sua nova companheira. Dessarelação nasce um filho, que em seguida morre. Com a morte do filho, Ci também decide partir desse mundo para virar uma constelação; antes de ir ela dá a Macunaíma a sua pedra muiraquitã. A personagem, abatida pela perda, também resolve deixar a tribo das icamiabas com seus irmãos.

TRECHO DO FILME MACUNAÍMA

 

Depois de sua partida, o monstro Capei cruza com o herói e o ataca; como conseqüência desse conflito, a muiraquitã se perde. Mais tarde, Macunaíma ficasa bendo que a pedra está com o peruano Venceslau Pietro Pietra, o gigante Piaimã, que havia voltado para São Paulo. Decide então, na companhia de seus irmãos, partir para a cidade em busca da muiraquitã. Começa assim a sua saga. (por  Adapatado por Johniere Alves Ribeiro de Daniel Arantes . Juliane Barbosa . Stefan Campaci . Tatiane Marchi in : http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/Macunaima.pdf)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário