terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

GRAFITE - A ARTE DAS RUAS - OS GÊMEOS

São mais de 40 anos, desde que o grafite surgiu pela primeira vez nas ruas de Nova Iorque, como uma manifestação artística marginalizada. Tinha como objetivo central denunciar a opressão sofrida pelos menos  favorecidos. E para tornar pública as problemáticas envolvendo a violência, descaso público, dentre outros aspectos os grafiteiros procuravam lugares de muito movimento, para que assim todos pudessem “participar”, mesmo que indiretamente, do contexto vividos pelos personagens criados por eles.
Com o passar dos anos o Grafite, enquanto técnica, é elevado a categoria de arte, não que precisasse disto. Contudo, é percepitivel a mistura desta artes das ruas com elementos das vanguardas como o Surrealismo, Cubismo. Todo este status fez com que os grafiteiros conseguissem  expressar-se mais livremente, sem medo de serem presos, pois estas pinturas urbanas começaram a serem levadas a sério, tanto por aqueles que a praticam quanto pela sociedade de maneira geral.

Diante disto, leia com atenção o texto de Eliene Percilia e observe as imagens da arte d´Os Gêmeos, grafiteiros brasileiros reconhecidos no mundo todo.



Johniere Alves Ribeiro






Grafite
O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.


A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

 Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
 Tag: é a assinatura de grafiteiro.
 Toy: é o grafiteiro iniciante.
 Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
(Por Eliene Percília. Equipe Brasil Escola.com)


Assista o curto documentário 





Um comentário: