sábado, 1 de setembro de 2012

PARAGRAFAÇÃO - PRODUÇÃO TEXTUAL


Paragrafação e sua importância para um bom texto
Por Johniere Alves Ribeiro

Justificativa  do estudo do parágrafo

 O estudo do parágrafo (paragrafação) precisa vir à tona nas de escrita, pois a compreensão deste tema oferta ao aluno um norte para a organização de suas ideias ao longo do texto. Com esse intuito, faz-se necessário ofertar ao aluno subsídios próprios da escrita para que assim você tenha uma maior capacidade de tomar decisões e otimizar a organização das ideias ao do paragrafo e, consequentemente, ao logo do texto.  ( RIBEIRO, Johniere)

Conceito

O parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais de um período em que desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.?
[GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 7.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1978, p. 203.]

Tópico Frasal

Constituindo habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo .  ( GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 7.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1978, p. 203.)

 
ELABORAÇÃO/ PLANEJAMENTO DE PARÁGRAFOS

1.Ter um assunto;
2. Delimitá-lo, traçando um objetivo;
3. Estruturá-lo a partir do tópico frasal previamente pensado;
PARAGRAFAÇÃO [1]

Observamos que todo texto é constituído de idéias. Se desejarmos organizá-las com clareza, é necessário que tenhamos capacidade de desenvolvê-las em parágrafos.
Um parágrafo pode constituir-se de um ou mais períodos, em que se desenvolve uma idéia central (tópico frasal), à qual, geralmente se unem idéias secundárias (explicação ou argumentação) que se ligam por um único sentido, finalmente uma breve conclusão sobre as observações apresentadas.

1. Características de um parágrafo
Todo parágrafo deve apresentar:
- correção gramatical;
- clareza (exposição clara das idéias);
- unidade (uma única idéia central);
- coerência (relação entre a idéia central e as secundárias);
- coesão (entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças seqüenciais).

2. Diferentes feições do tópico frasal
a) Declaração (afirmativa ou negativa): esta uma das feições mais comuns para construção de um parágrafo, nela o aturo afirma ou nega algo logo de saída e depois justifica e fundamenta sua opinião. ( GARCIA, 2002)

ex.       “ Vivemos numa época de ímpetos. A Vontade, divinizada, afirma  sua preponderância, para desencadear ou encadear... ( in GARCIA, 2002, P.243) 

b) Pergunta

ex. Qual o principal problema que enfrentam os adolescentes recém-formados?

c) Definição: frequentemente o tópico frasal assume a forma de uma definição. É um método mais didático.  

ex. Tópico frasal é a ideia núcleo do parágrafo aquela que pode-se elaborá-la no início do parágrafo.  ( RIBEIRO, Johniere)

d) Divisão; processo também didático, consiste em apresentar o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação de ideias a serem desenvolvidas.

ex.. Os sentidos linguagem, de um modo geral, podem ser divididas em dos tipos: linguagem conotativa e linguagem denotativa. O primeiro está relacionado ao sentido figurado das palavras; enquanto o sentido, refere-se ao sentido literal que as palavras podem ter. ( RIEBRIO, Johniere) 

e) Referência a provérbios, cenas e fatos conhecidos.

ex. Thomas Édison, inventor da lâmpada, não pensou que sua simples invenção proporcionaria maravilhas à humanidade. ( Victor Dias)

3. Como desenvolver o Tópico Frasal[2]
a) Enumeração de pormenores

ex. Nenhuma comunidade lingüística fala sua Língua uniformemente. Haverá sempre variações lingüísticas relacionadas à idade dos falantes, à região que ocupam dentro da comunidade e às classes sociais que representam.

b) Confronto - Uso de pontos comuns (semelhança) ou divergentes (diferentes) entre eles.

Os jovens precisam dos pais para se sentir seguros. Apesar de alguns negarem o apoio paterno, pois acreditam que já sabem tudo do mundo; outros se guiam nas ideias e atitudes dos pais para tomar as principais atitudes da vida.

c) Causa e efeito

Atualmente as inversões térmicas foram incluídas no rol dos fenômenos naturais considerados prejudiciais ao homem. Isso se deve ao fato de que esse fenômeno tem sido, frequentemente acusado de responsável pela poluição do ar que assolam as grandes cidades mundiais.

4. Parágrafos e a redação do ENEM

O parágrafo em um texto tem a função de ordena as ideias, ele é responsável por sua sequenciarão. Nesse sentido, leia abaixo a como o ENEM irá avaliar – em uma de suas competências ( a de numero 2) -   no texto dissertativo-argumentativo:

200 pontos : O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
 doParticipante
19
160 pontos :  O participante desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais.   Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos. Os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.

120 pontos:  O participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem  superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e  apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo--argumentativo, mas não apresenta  explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz ideias do senso comum no desenvolvimento do tema.

80 pontos: O participante desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-  argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas dissertativo.

40 pontos: O participante desenvolve de maneira tangencial o tema, detendo-se em tema vinculado ao mesmo assunto, o que revela má interpretação do tema proposto. Apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo, com repetição de ideias e ausência de argumentação. Pode ocorrer também a elaboração de um texto de base narrativa, com apenas um resquício dissertativo – por exemplo, contar uma longa história e, no final, afirmar que ela confirma uma determinada tese.

0 ponto -  O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.


[1] Deste tópico em diante temos como referência  Othon  Moacir Garcia e o livro “ Comunicação em prosa moderna”.
[2]  A partir deste tópico temático as referencias são de Victor Dias.

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