terça-feira, 11 de setembro de 2012

O INVASOR - Algumas visões

Comentário do sobre “O Invasor “
       Li “ O Invasor”, um impactante. Marçal Aquino apresenta um pouco dos bastidores do poder no Brasil e sua relação com o submundo do crime e da corrupção. Vale a pena ler o livro, as descrições realistas das atitudes e falcatruas de Alao, Anísio e Ivan, este  é narrador da história e vive um drama psicológico que envolve o sentimento de culpa.
Johniere Alves Ribeiro
Trailler do Filme:
 Bom mesmo é ler o livro, Tente.
_________________________________
Outros comentários sobre o livro:
I - “O Invasor trata de um crime cometido em conjunto por dois sócios contra o terceiro, majoritário, através de um assassino de aluguel. Um dos mandantes, Ivan, nosso protagonista, é um homem fraco, com uma vida amorosa fracassada, que acaba descobrindo o amor.” (Guto Pina)
II -   “O invasor, de Marçal de Aquino, “é um romance que virou filme antes mesmo de ser romance”, como cita Angela Gandier.   Na ficção, três amigos de faculdade, montam uma empreiteira, sendo, que o sócio majoritário, Estevão, estaria inviabilizando um contrato que seria ilegal. Irritados com a situação, Ivan e Alaor (Giba, no filme) contratam um matador de aluguel, Anísio, para assassinar Estevão.   Depois de feito o serviço, Anísio, começa frequentar diariamente a construtora, inicia um relacionamento com Marina, filha do sócio morto, e cada vez mais invade a vida de Ivan e Alaor. A partir desse momento, a cada palavra, a cada cena do filme, a tensão aumenta deixando o leitor, e o espectador sem fôlego. Suspense, sofrimento, crueldade, angústia, são sentimentos presente nessa trama, mesmo não tendo nenhum, explicitamente, um derramamento de sangue. A violência, em O invasor, é anunciada, mais não representada.”  (Anderson da Costa e Silva) 
III – ““O Invasor”, publicado em 2002, é resultado do roteiro do filme homônimo, também de 2002, dirigido por Beto Brant, e roteirizado pelo próprio Marçal Aquino em conjunto com Brant e Renato Ciasca. A novela dividida em quinze capítulos passeia pelos recantos da consciência humana onde a certeza se torna dúvida, a verdade perde espaço para as aparências e o medo tem a vingança como companheira. O “invasor” Anísio desmonta o castelo de ilusões de Ivan, e denuncia para o próprio que o jogo do qual ele aceitou participar não admite vacilos. Mentiras, corrupção, prostituição, suborno, assassinatos são todos elementos de uma civilização que se digladia em um cenário urbano competitivo e perverso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário