domingo, 8 de março de 2015

TÓPICO FRASAL


Para a elaboração de um bom texto é importante que se tenha parágrafos bem elaborados. Estes serão responsáveis pela sustentação da ideia central, como também da manutenção da coerência do texto. Sendo assim, leia com atenção as dicas que segue e tente você mesmo elaborar um paragrafo de qualidade.

Johniere Alves Ribeiro  







Estruture o parágrafo. Aprenda o que é o tópico frasal.



Muitos estudantes  têm dúvidas sobre a  maneira mais adequada de estruturar um texto dissertativo-argumentativo. Em  outros  artigos aqui do Conversa de  Português,  eu  já  mostrei  como  o texto deve  ser  organizado, mas é  necessário chamar  atenção para a construção dos  parágrafos  que  o compõem.
Em geral, o  parágrafo-padrão  consta de  três partes, em um modelo que se  assemelha  à estrutura geral do texto: a  introdução, o desenvolvimento e  a conclusão (GARCIA, 2007, p. 222).  A  primeira parte é  composta por  um ou dois  períodos iniciais,  em  que  se apresenta a  ideia principal (otópico frasal); a segunda  é a explanação da ideia-núcleo e a  terceira, que   não chega a  ser  um item obrigatório.
tópico frasal  pode  ser apresentado de diversas maneiras. Veja algumas:
I. Declaração inicial
 O  autor  do texto  afirma  ou  nega alguma coisa para,  em  seguida, justificar ou   fundamentar  sua  afirmação. Seus  argumentos  podem ser  apresentados  sob  forma de exemplos, confrontos, analogias, razões, restrições.
Exemplo:
A pronúncia exata do grego antigo é, ainda hoje, objeto de especulação dos  estudiosos. Por esse  motivo, há   três  sistemas  de  pronúncia do grego antigo: a pronúncia erasmiana (criada pelo sábio Erasmo de Rotterdam  na Renascença), a  pronúncia restaurada (uma tentativa de criar a  pronúncia do grego do dialeto ático, tal  como  era  falado no  período clássico em Atenas, tomando como   base  os escritos de  antigos gramáticos) e a  pronúncia  do grego moderno (que, apesar  de  não ser  a mesma para o  período clássico, possui a  vantagem de  unir a  língua  antiga como  sua continuação moderna. (VERNANT, 2002, p. 11)






2. Definição
Esse é  um método didático por meio do qual , como   já se  pode supor,  o autor apresentará uma  definição.
Exemplo:
jaculatória é um gênero textual que se caracteriza por um conteúdo de grande fervor religioso, estilo laudatório e invocatório (duas   sequências injuntivas ligadas na sua  formulação imperativa),  composição curta com   poucos enunciados, voltada para a obtenção de graças ou perdão, a  depender da circunstância.

3. Divisão
É  um processo didático, caracterizado pela  objetividade e pela clareza. O tópico frasal  é apresentado sob forma de  divisão ou discriminação de ideias.
Exemplo:
 A literatura “brasileira”nos  primeiros  anos de  colonização é uma literatura: a) de  missionários dedicados à  obra de catequese; b) de viajantes ou recém-chegados desejosos de  dar notícias ou impressões sobre a terra e o homem do  novo continente;  c) de  algumas incipientes vozes literárias. Essa  literatura se  fez  não somente em  língua portuguesa, mas  também em idiomas estrangeiros. Obviamente só  nos   interessa a  que se  incorporou às letras  pátrias:  das  em   língua  estrangeira daremos apenas  breve  informação. (POSSENTI,  2012, p. 36)



 4.  Interrogação
Pode-se  iniciar o parágrafo  com uma  interrogação direta, mas  o   autor   não se  pode esquecer  de que  o desenvolvimento deverá  responder ou  esclarecer  a  indagação feita  no  tópico frasal.
Exemplo:
Em que  consistiria  o domínio do  português padrão? Do  ponto de vista da escola,  trata-se em especial (embora  não só)  da aquisição de determinado grau de  domínio da escrita e da leitura. É evidentemente difícil  fixar os   limites mínimos satisfatórios que os  alunos deveriam poder atingir […]. (POSSENTI,  2012, p. 19)

Garcia (2007)  considera que a   interrogação inicial   esconde um tópico frasal por declaraçãoou definição. É  o que  podemos observar  no exemplo acima,  em  que todo segundo período do parágrafo aparece  como  uma  definição do que é considerado português   padrão.
( http://conversadeportugues.com.br/2015/03/topico-frasal/) 

Referências  bibliográficas:
ELIA, S. Fundamentos histórico-linguísticos do português do Brasil.  Rio de  Janeiro:  Nova Fronteira, 2003.
GARCIA, O.M. Comunicação em prosa moderna.  27. ed. Rio de Janeiro: 2007.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais:  definição e  funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
POSSENTI, S. Por que  (não) ensinar gramática  na escola. Campinas: Mercado das  Letras, 2012.
VERNANT,  J.P. Entre mito e política. 2.ed. São  Paulo: EdUSP, 2002.

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